top of page

DECORAÇÃO - Psicologia das Cores

Atualizado: 15 de jul. de 2022

Entenda oque é, e como aplica-la!

As cores influenciam a vida das pessoas de várias formas, razão pela qual são usadas em diversas áreas como uma tática para aumentar as vendas. Na área de arquitetura e design é possível gerar sensações distintas conforme os tons utilizados na parede, piso, teto e decoração. Cada cor promove um tipo de sensação ao ativar uma região do cérebro.


Saiba o que é a psicologia das cores

Psicologia das cores se refere aos estudos que visam a compreensão do comportamento humano diante de diferentes tons. Essa área específica avalia e registra os efeitos gerados pelas tonalidades nas pessoas, por exemplo, sentimentos, emoções, desejos etc. Consequentemente, é possível fazer uso do significado dos elementos para transmitir informações e conquistar objetivos.


Confira como as cores influenciam em um ambiente

As cores têm a capacidade de gerar reações diversas, como paixão, raiva, desejo, força, velocidade, energia, excitação, violência, amor, charme, romantismo, satisfação, felicidade, inocência, feminilidade, delicadeza, leveza e muito mais. Observe a seguir alguns aspectos de determinados tons utilizados na arquitetura e design:

  • marrom: conforto, confiabilidade, resistência, simplicidade e estabilidade;

  • preto: poder, sofisticação, elegância, riqueza e mistério;

  • branco: proteção, respeito, pureza, limpeza, paz e humildade;

  • prata: glamour, fascínio, suavidade e tecnologia;

  • ouro: riqueza, preciosidade, extravagância, prosperidade e grandeza;

  • roxo/violeta: realeza, espiritualidade, transformação, sabedoria e iluminação;

  • azul: fé, contentamento, lealdade, tranquilidade, harmonia e confiança.


Entenda como aplicar a psicologia das cores na decoração

A tonalidade amarela representa o conhecimento, traz sensações de alegria, relaxamento, otimismo, esperança e incentiva a imaginação. O verde, por sua vez, promove cura, perseverança, calma, autoconsciência e vigor. Veja a seguir como aplicar essa área do conhecimento na decoração de imóveis e provocar reações interessantes em seus moradores!


Amarelo

Essa é a cor do sol que traz consigo o otimismo e o calor para espaços pouco iluminados. Ela não deve ser utilizada em excesso para evitar desconfortos visuais, mas é perfeita para os detalhes, como cadeiras amarelas que iluminam o cômodo deixando-o mais divertido sem sobrecarregar o ambiente.


Laranja

A cor laranja estimula o apetite e a mente, além de produzir sensação de vitalidade, ânimo e criatividade. Ela pode ser aplicada nos quartos, por exemplo, para detalhes, toalhas, roupas de cama, entre outros. Com os seus tons, modifica ambientes sóbrios e os deixa mais vibrantes.


Azul

Os tons azuis promovem a sensação de confiança, positividade, segurança e calma nos moradores. É ideal para os móveis ou armários da cozinha em tonalidades claras se esse cômodo for pequeno. Já se as paredes forem claras, é possível comprar mobílias em azul-marinho, por exemplo.


Verde

As tonalidades verdes são excelentes para trazer bem-estar, serenidade, saúde e calmaria aos ambientes domésticos. Essa cor pode estar presente na decoração por meio das plantas e dos jardins verticais. Monte plantas permanentes e naturais para combinar com os acabamentos.

Agora você já entende o que é psicologia das cores e como aplicá-la! Aproveite os benefícios que esse conhecimento pode trazer para você e sua família e aplique-os na decoração de seu imóvel. Escolha as tonalidades certas para os ambientes de relaxamento e meditação, estudo ou realização de atividades em geral.


Gostou? Então compartilha nas suas redes sociais!


Design & Requinte Interiores - Personalidade em forma de Ambientes!


Av. Júlio de Castilhos, 2982 - São Pelegrino - Caxias do Sul/RS


Fone - (54) 3536-3830 - WhatsApp - (54) 99941-9448






1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page